Navegando com Proxy

Primeiro, o que é proxy? O serviço de proxy na web consiste em manter, em uma área de acesso rápido, informações já acessadas. O proxy também pode ser utilizado para "enganar" bloqueios. Países como China, Irã etc. lutam contra servidores proxy. Outro exemplo, o site Hulu é bloqueado para o Brasil, mas é possível acessá-lo com um servidor proxy.

Se você quiser utilizar um servidor proxy deve achar um servidor proxy. Abaixo colocamos dois sites com milhares de servidores proxy (alguns servidores podem estar fora do ar).

Proxy-server.info
Free Proxy Lists

Depois de escolher o servidor proxy (exemplo: 110.8.253.100:80), você deve configurar o seu navegador para utilizá-lo. Muitos sites não funcionam com servidor proxy, por isso, você pode utilizar dois navegadores: um deles configurado como proxy.

Agora veja como configurar o proxy no navegador.

No Internet Explorer:
Clique no botão Ferramentas e em Opções da Internet. Depois, selecione a guia Conexões e, depois, em Configurações da LAN. Marque a caixa de seleção Usar um servidor proxy para a rede local. Preencha os campos Endereço (exemplo: 110.8.253.100) e Porta (exemplo: 80) com as informações do proxy que você escolher.

No Firefox:
Clique em Ferramentas - Opções - Avançado, e escolha a aba Rede. Clique no primeiro botão, o de Configurar como o Firefox conecta-se à internet. Aí, selecione a opção Configuração Manual de Proxy e preencha os campos HTTP e Porta com os números obtidos no ítem 1, acima. Desmarque a opção Usar este proxy para todos os protocolos.